top of page
Marca colorida (para fundo branco) - Yab
IMG_6084t 2.jpg

Quem é essa mulher?

O romance conta a história de Liane Truga. No dia em que completam vinte e cinco anos desde que foi violentada, uma sucessão de eventos transporta a personagem para a cidade onde tudo aconteceu, ao encontro com sua irmã e seus medos. Ao deixar o lugar na tentativa de voltar para a fuga de sempre, recebe uma carta inesperada do seu antigo namorado, com quem se relacionava naquele momento, fazendo com que ela tenha que revisitar os antigos porões daquela experiência. Liane busca um reencontro consigo em uma história de amor e superação. A lacuna temporal entre presente e passado vai sendo preenchida.

 

Sobre

 

O romance de autoficção “Quem é essa mulher?” aborda temas como a busca pelo autoconhecimento, tempo, memória, violência sexual, maternidade na adolescência, padrões comportamentais de uma educação não feminista, superação e amor. É dividido por cartas, narrado em primeira pessoa, em linguagem coloquial.

A escrita, a princípio, tomou a forma de uma espécie de autoajuda para Milena como ferramenta do processo de narração de um trauma sofrida aos 14 anos de idade, sentido que logo foi ampliado. A recepção da obra pelos leitores incentivou a autora a não dar o trabalho por encerrado no livro e em seus efeitos imediatos para si mesma. Levando em conta a necessidade de falar sobre os temas que permeiam a obra e a importância da autoficção na escrita, passou a realizar Palestras, Rodas de Conversa e Oficinas de Escrita Criativa e Afetiva em instituições no Maranhão e no Rio de Janeiro.

Imagem13.png
Imagem3.png
 “Entre o trauma silenciado e o trauma falado, há uma diferença fundamental: estar predestinado ou criar destinos. O trauma deixa marcas, nos modifica e só é possível conviver com ele se encontrarmos apoio numa trama verbal. Este é um dos efeitos que a autora quer produzir ao escrever sobre essa experiência que tantas mulheres como Liane viveram: tornar o trauma suportável”

Daniela Athuil

Escritora e psicanalista

Lançamento

 

No Rio de Janeiro, o Quem é essa mulher? foi lançado no Espaço Oito e Meio com a presença do ator Antônio Pitanga, do cineasta Joel Pizzini, da escritora Lilian Fontes, amigos e família. Ainda no Rio, um segundo lançamento reuniu amigos no Complexo do Alemão, por iniciativa dos seus alunos de escrita e roteiro.

No Maranhão, professores, artesãos, agricultores, poetas e estudantes estiveram nos lançamentos, que aconteceram na Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia, em Cururupu e na Livraria da Associação Maranhense de Escritores Independentes, em São Luís.

“Quem é essa mulher?” vendeu mais de 2.000 livros impressos integrando projetos como “Práticas Leitoras na EJA”, da Ação Educativa em parceria com a Fundação Vale e em vitrines como o programa “Eu Faço Cultura”, da Caixa Seguradora e Ministério do Turismo, que envia livros para todo o Brasil.

 

O livro "Quem é essa mulher?" é peça fundamental dentro de um projeto para mulheres nordestinas,

que você pode conhecer AQUI, e fazer parte dessa história.

Onde

comprar?

  • Loja online - Clique aqui

  • Ebook - Clique aqui

  • Livraria AMEI - Associação Maranhense de Escritores Independentes, no São Luís Shopping..

  • Cafeteria Guará - Rua São João 393, Centro.

  • Paço Prosa - Rua João Gualberto 52, Praia Grande.

  • Poeme-se - na Rua Santo Antônio 246 A, Centro.

Os espaços físicos de venda ficam em São Luís - Maranhão.

R$ 55,00

Comprar

R$ 20,00

Quer ler a primeira carta do livro? Clique aqui e baixe gratuitamente!

LINKS

 

Leitura Léa Garcia

Bom Dia Mirante

Resenha escrita por Jéssica Cristine, estudante

de 16 anos, no Instagram do literaflor.

 

Livro: Quem é essa mulher? ||131 páginas||

Autora: Milena Carvalho

5/5⭐⭐⭐⭐⭐

"Sabe aquele livro que você termina, respira fundo e diz: Uaaau! Então, “Quem é essa mulher?” da autora Milena Carvalho é um desses livros maravilhosos.

O livro narra a história de Liane Truga que durante sua adolescência, foi vítima de um crime devastador, após um tempo ainda traumatizada, Liane toma um rumo que nunca passara por sua mente. Ao longo do tempo a protagonista supera e vence diversos empecilhos postos em sua vida com muita força e coragem. Dentre os vários amores que fizeram parte de sua vida, Márcio tem um sentido especial. Primeiro amor de Liane, “Marcinho” afastou-se dela após a ocorrência do crime, mas que agora começou a se corresponder com Liane por cartas, o que leva a narrativa a passear por lembranças e conquistas da personagem.

Uma história de amor, superação, esperança e uma boa fatia de #girlpower💪, que me envolveu completamente e me fez apaixonar pela força de vontade de Liane.

Quem é essa mulher? Eu me atrevo a responder que essa mulher é a Liane, mas também é a Maria, a Joana, a Luiza, é a Camila e a Antônia.

Essa mulher na verdade somos todas nós Mulheres. Se eu aprendi com esse livro?!

Quem é essa mulher ein? Bem amores indico muito esse livro pois ele é muuuuito bom😉"

Resenhas

 

Comentário feito por Vanessa Diniz, advogada e  professora, no Instagram da autora.

 

"Milena,

Nem sei por onde começar.
Li teu livro tão rápido que preciso ler mais uma dezena de vezes para assimilar tantas emoções.
Escrita completamente envolvente.
Parecia uma conversa, da que você tem interesse do início ao fim, mas também poesia, mensagens de vida, de amor. Reflexões sobre machismo, filhos, família, pessoas, sociedade, modos de viver. Descrições com detalhes, mas sem aqueles exageros exaustivo que fazem pular a leitura e ir direto ao que interessa.

 

Os detalhes me levaram a cada local e me fizeram sentir muitas emoções. Narrativa intensa e leve, conflitos e violência com profundidade e anestesiado com a visão poética de uma artista- escritora. Difícil explicar... mas provocou em mim um misto de emoções e reflexões. Um livro que não traz uma solução, uma palavra conclusiva, um ponto final e isso me agrada muito.

 

As metáforas me inquietaram e me fizeram chegar mais perto do seu sentimento do que eu me permitiria, ou alcançaria com notícias de outras mídias, que trazem unicamente o horror e nos afasta da sensibilidade de enxergar o outro com profundidade.
A beleza do seu modo de viver é inspirador.


Ler seu livro foi uma conversa daquelas que não podem ser interrompidas.
Te levei para vários lugares pq precisava ouvir tudo que você tinha para falar e, fiquei calada, paralisada! Pq não queria te interromper. Tive muitas dúvidas e queria te fazer várias perguntas, mas não conseguia parar um só minuto. Eu não me permitia fazer perguntas, ou pensar, simplesmente precisava ouvir o que você tinha para falar. E para mim, foi um turbilhão de sentimentos que ainda vou precisar digerir.


Livro que transforma modo de ver, pensar e agir. Em construção, nessa estrada da vida, vamos aprendendo a andar.
Seu livro foi alimento p minha alma e companhia para meus dias.


Espero que seus escritos te façam tão bem, quanto fizeram a mim como leitora.
Grande abraço!
🌹"

bottom of page